Psoríase, o que é?

A Psoríase é uma Doença de pele comum, crônica mas não é contagiosa. É cíclica, pode surgir e desaparecer periodicamente. Sua causa é em grande parte auto imune, e os fatores relacionados ao surgimento e a piora são:

1. Inflamação subclínica principalmente desencadeada pela alimentação inflamatória (açúcar, industrializados,leite e glúten) na qual alteram a flora intestinal e geram gatilhos no sistema imune.
2. Interações com o meio ambiente (Intoxicações);
3. Estilo de vida com Stress e sobrecarga de trabalho;
4. Insônia e sedentarismo;
5. Deficiências nutricionais, principalmente de vitamina D;
6. Suscetibilidade genética.

Acredita-se que ela se desenvolve quando os linfócitos T (células de defesa do organismo) liberam substâncias inflamatórias e formadoras de vasos. Iniciam-se respostas imunológicas que incluem dilatação dos vasos sanguíneos da pele e infiltração de neutrófilos, como as células da pele estão sendo atacadas, a epiderme também aumenta, levando a uma rapidez do seu ciclo evolutivo, gerando escamas devido à imaturidade das células. Esse ciclo faz com que ambas as células mortas não consigam ser eliminadas eficientemente.

Sintomas:
🔍Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas geralmente em cotovelos, joelhos e couro cabeludo, mas pode acontecer em todo corpo;
🔍Pele ressecada e rachada; às vezes, com sangramento a fricção;
🔍Coceira, queimação e dor;
🔍Unhas grossas, deformadas;
🔍Inchaço e rigidez nas articulações em casos graves;

Cada tipo e gravidade de psoríase pode responder melhor a um tipo diferente de tratamento. O que funciona bem para um não necessariamente funcionará para outro, dessa forma, o tratamento é individualizado. E não deve ser somente tópico para a pele, e sim tratar o corpo como um todo! Hoje, com as diversas opções terapêuticas disponíveis, já é possível viver com uma pele sem ou quase sem lesões.