Alopecia Androgenética: Suas Principais Causas

Tempo de leitura: 1 minuto

A Alopecia Androgenética (Calvície) é se caracteriza por queda precoce dos fios em região central do couro cabeludo. Afeta principalmente Homens, mas pode acometer Mulheres por volta dos 30 anos, sendo mais comum após 50 anos.

Principais Causas:
– Genética: Herdada pelos pais ou antepassados.
– Hormônios Andrógenos: Ao contrário do que muitos pensam, a Testosterona não causa queda capilar e sim a sua conversão para a Dihidrotestosterona (DHT) pela enzima 5 alfa redutase, sendo a DHT 5x mais potente que a Testosterona. Seus níveis podem se elevar inclusive quando há níveis baixos de testosterona, por um mecanismo de defesa do corpo ou no uso abusivo de Hormônios sintéticos, que aí sim poderá aumentar a conversão para DHT. Isso porque, ao atingir a raiz dos cabelos, esse hormônio atua no bulbo capilar causando miniaturização e queda precoce do cabelo.
– Hormônios Tireoideanos: Pode haver deficiência dos hormônios tireoideanos (Hipotireoidismo) associado a queda capilar precoce também;
– Auto-Imunidade: Se houver uma doença auto imune em paralelo, essa também pode contribuir. Podemos investigá-las pelo exame FAN.
– Alimentação: A calvície também pode ocorrer por falta de nutrientes como ferro, selênio, zinco, ácido fólico, biotina, queratina, etc. E isso ocorre quando há uma alimentação deficiente ou por síndromes disabsortivas;
– Estresse Crônico: Altera a fisiologia do Cortisol, um hormônio que em desequilíbrio pode contribuir em paralelo para a Alopecia Androgenética.
– Intoxicações por Metais: Pode haver níveis elevados de metais tóxicos que dificultam a entrada de nutrientes e minerais para as células, sendo também uma causa indireta.

Hoje há inúmeras opções de Tratamentos Integrativos que incluem nutracêuticos, equilíbrio hormonal, destoxificação, cosméticos tópicos, microagulhamento, intradermoterapia ou até implantes.

Percebendo a calvície procure o seu médico, ele poderá investigar e orientar o tratamento mais adequado.
Para mais informações acompanhe meus posts ou agende uma consulta:
Brasília: @clinicahabitus
(61)99612-0137
@dalydaspa (61)98119-0414

Paracatu:
@amesaudeintegrativa
(38)99742-0651

#nutrologia #ortomolecular #medicinafuncional #dermatologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *