Alopecia Areata: Sintomas, Tratamentos e Causas

A Alopecia Areata é uma doença pouco conhecida, atinge 0,1% da população, costumam chamá-la erroneamente de Calvície. É uma Doença Autoimune, possui causas multifatoriais como stress, falta de sono, intoxicações, hipersensibilidade alimentar, deficiências nutricionais e hormonais, levando a um sistema imune disfuncional, ou seja, uma imunidade comprometida, com a produção de anticorpos que atacam o folículo piloso de forma lenta e gradual.

Acomete tanto homens quanto mulheres em qualquer idade. O fator genético corresponde a 28% dos casos com familiares que já tiveram queda decorrente desta doença.

O tipo mais comum é a Alopecia Areata Unifocal, com formação de apenas uma área sem pelo oval ou circular, aspecto liso e coloração normal da pele. Há o tipo que afeta mais de uma área, a Alopecia em placas múltiplas. E a Alopecia total, que atinge todo couro cabeludo.

Situações traumáticas emocionais e psicológicos podem desencadear a primeira crise ou novos episódios, por isso é importante que o médico dermatologista tenha uma visão integrativa, conheça e entenda a vida do paciente, investigue laboratorialmente outras doenças autoimunes que podem vir associadas.

O tratamento se baseia no estímulo para o crescimento de novos fios, mas não garante a prevenção de novas quedas, pois o importante é tratar o indivíduo de forma integral, avaliando em primeiro lugar as intoxicações, hipersensibilidade alimentar (alimentos inflamatórios que afetam o sistema imune através do exame IGG), equilibrar níveis hormonais e nutricionais com suplementações, trabalhar mudanças no estilo de vida, controle do stress e sono regular, e associar terapias de estímulo capilar com produtos tópicos, intradermoterapia, além de tratamentos para a imunidade como a ozonioterapia, mas cada caso deve ser personalizado. Havendo suspeitas procure um dermatologista com visão integrada. Busque informações atualizadas sobre a doença e as possibilidades e limitações dos tratamentos.

Para mais informações acompanhe meus posts ou agende uma consulta p/ avaliar sua saúde: