Betaina Benefícios e Para Que Serve

A Betaína também denominada trimetilglicina (TMG) é constituída por uma molécula do aminoácido glicina ligada a 3 grupamentos metila, que atuam na conversão da homocisteína, produto do metabolismo celular, em metionina.
⠀⠀
A betaína ajuda a regular e reduzir os níveis de homocisteína, um marcador no sangue que quando elevado está relacionado ao risco de Doenças como: Cardiovasculares, Neurodegenerativas, Auto-imunes e Câncer. Se estiver em demasia em nosso corpo, as consequências podem levar a ataques cardíacos, tromboses por coágulos sanguíneos ou acidentes vasculares cerebrais, acúmulo de toxinas e radicais livres predispondo a vários tipos de doenças.
⠀⠀

A Betaína também contribui para ação destoxificante do fígado, acelerando eliminação de toxinas e melhorando metabolismo das enzimas hepáticas. Também usado no tratamento da Esteatose Hepática.
⠀⠀
Além das funções já mencionadas:

• Contribui para síntese do DNA e formação de novas células;
• Osmorregulador protegendo as células, moléculas como proteínas e enzimas, e tecidos como a mucosa gástrica.
• A betaína melhora o rendimento desportivo, aumenta a força, a resistência muscular e o volume de trabalho que se pode realizar durante o treino. Estudos recentes mostram que a suplementação com betaína melhora o clima hormonal favorecendo a síntese proteica e o desenvolvimento muscular.

⠀⠀
Alimentos ricos em betaína:
🥗Beterraba: A beterraba é uma das maiores fontes de betaína, e foi desse vegetal que adquiriu seu nome;
🐟Peixes;
🥬Espinafre;
🥦Brócolis;
🥚Ovos.

Existe ainda a forma cloridrato de betaína (betaína HCL) também obtém-se da beterraba e é uma fonte natural de ácido clorídrico utilizada para suprir carências de ácido clorídrico no organismo e facilitar a digestão, prevenindo e tratando doenças gástricas;

#emagrecimentosaudavel #otimizacaodaperformance #reduçãodahomocisteina #longevidadesaudavel