Complexo B

Tempo de leitura: 1 minuto

Qual a importância do complexo B?

É composto pelas vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Ambas são vitaminas hidrossolúveis e não conseguimos armazená-las, sendo necessário o consumo diário. Cada uma possui papel importante em diversos órgãos e sistemas:

B1(Tiamina): Atua no metabolismo energético, no desenvolvimento celular e sistema Imune. Essencial para Cérebro e nervos periféricos. Geralmente deficiente nos Diabéticos ou Resistentes à insulina.
B2(Riboflavina): Atua na cadeia respiratória para produção de Energia e desenvolvimento do feto. Previne Ataques Cardíacos e formação excessiva de radicais livres.
B3(Niacinamida): Participa do metabolismo de lipídios, carboidratos e proteínas na produção de Energia.
B5(Ácido Pantotênico): Relacionada com a produção de colesterol, hormônios sexuais, neurotransmissores e hemoglobina. Fortalece a saúde da pele e cabelos.
B6 (Piridoxina): Papel fundamental na produção de neurotransmissores como a Serotonina, na formação da hemoglobina. Auxilia a reduzir a Homocisteína, relacionada à risco cardiovascular e doenças neurológicas.
B7 (Biotina): Essencial para o controle do Colesterol e Glicose, fortalecimento de cabelos e unhas.
B9 (Metilfolato): Essencial para formação do DNA e multiplicação celular. Fundamental para cérebro no combate à depressão e perca de memória. Melhora qualidade do cabelo.
B12(Metilcobalamina): Fundamental para formar Hemoglobina e transporte de oxigênio, prevenindo anemia. Participa do ciclo da Homocisteína, reduzindo Doenças Cardíacas e Neurológicas.

Alimentos fontes de complexo B: Carnes, vísceras, peixes, castanhas, leveduras, hortaliças verdes e ovos.
Porém hoje com a industrialização dos alimentos e nosso estilo de vida, tanto crianças como adultos apresentam cada vez mais deficiência. Sem contar a absorção muitas vezes já prejudicada pela má alimentação e uso de remédios.
Portanto é sempre necessário uma investigação médica e caso haja níveis baixos, seja feita correção alimentar e suplementação, por via oral ou mesmo Injetável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *