Doenças Autoimunes e o Intestino

Alterações da microbiota intestinal influenciam a nossa tolerância imunológica, pois 80% da imunidade é formada em nosso intestino. Quando os microorganismos presentes no intestino são muito ruins, produzindo muitas toxinas e inflamação, o risco de várias doenças autoimunes aumentam por um mecanismo chamado hiperpermeabilidade intestinal ou “intestino furado” onde começam a vazar pela corrente sanguínea pedaços de antígenos que irão atacar outros órgãos desenvolvendo por exemplo: Tireoidite de Hashimoto, Esclerose Múltipla, Artrite Reumatóide, Psoríase, Vitiligo, Alopecia Areata, Lúpus, etc.

Hoje as Doenças Autoimunes são consideradas uma das mais comuns e prevalentes no mundo, sendo que existem mais de 100 tipos de doenças autoimunes já descritas.
O papel da microbiota intestinal e seu microbioma em doenças inflamatórias e autoimunes é bem descrito na literatura científica. Existem muitas evidências de que a dietoterapia adequada, inclusive com suplementação de pré e probióticos, cloridrato de betaína, enzimas digestivas, vitamina D3 e fitoterápicos anti-inflamatórios como a cúrcuma reduzem a inflamação e possivelmente a incidência de doenças autoimunes, além de diversos outros suplementos, onde até o Canabidiol (CBD) tem sido muito estudado recentemente.

Para prevenir e tratar tais doenças precisamos então cuidar do nosso intestino. E o primeiro passo é eliminando alimentos que causem inflamação, alergias, intolerâncias ou reações de hipersensibilidade. Sendo os principais hoje considerados o Leite e o Glúten. Faça uma destoxificação de alimentos industrializados, farinhas e açúcar. Consuma alimentos fermentados, orgânicos, boas fontes de bactérias probióticas e/ou fibras prebióticas e capriche no consumo de frutas, folhas e legumes além de procurar usar sempre água alcalina para seu intestino.

Para mais informações acompanhe meus posts ou agende uma consulta p/ avaliar sua saúde:

#nutrologia #praticaortomolecular #doencasautoimunes #tratamentointegrativo