Glicação: O Que é e Como Ela Acelera o Envelhecimento

Tempo de leitura: 1 minuto

Os AGEs(Advenced Glycation End-Products), que traduzido representa Produtos Finais de Glicação Avançada são compostos tóxicos formados pela ausência de reação enzimática. São acumulativos, decorrentes de ingestão desequilibrada de açucares de forma contínua. Promovem estresse oxidativo, potencializando a ação dos radicais livres, comprometendo estruturas orgânicas, causando afrouxamento do citoesqueleto, que são estruturas que sustentam a estrutura celular, acelerando o aspecto de flacidez da pele, interpretado como envelhecimento.

O médico e químico francês Louis Maillard em 1912 realizou estudos que realmente comprovaram reações químicas responsáveis pela oxidação excessiva dos alimentos, durante o preparo para consumo. Maillard realizou pesquisas referentes ao processo de deterioração dos alimentos, e pontuou que alimentos após serem fritos ou assados de forma excessiva a ponto de tostar como o caso da pele torrada do frango, ou do churrasco de carne, esses alimentos tostados se consumidos são puramente produtos avançados de Glicação ou seja tóxicos ao nosso organismo. Assim definiu-se Reação de Maillard.

Toda vez que você exagerar em consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos de alto índice glicêmico, principalmente refinados como farinha e açúcar, fast foods, além de produtos caramelizados ou tostados haverá em seu corpo um pico na produção de insulina e consequentemente um processo chamado Glicação, onde a hemácia que é o caminhão de transporte de oxigênio passará a ser sobrecarregada com a glicose. Esse processo pode ser avaliado pelo exame Hemoglobina Glicada ou Glicosilada, na qual o ideal é que seja menor que 5%, sendo que a partir de 5,7% já se tem um risco aumentado para Diabetes.
Toda pessoa que possui a Hemoglobina Glicada acima de 5% está em um constante processo de Glicação e oxidação, e portanto excesso de radicais livres causando um envelhecimento precoce!

Para mais informações acompanhe meus posts ou agende uma consulta:
Brasília: @clinicahabitus
(61) 99612-0137

Paracatu:
@amesaudeintegrativa
(38) 99742-0651

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *