Importância do ritmo circadiano

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Vivemos em um mundo altamente tecnológico, dentro de prédios e casas, estressante, com sobrecarga de trabalho e estudos, uma rotina cada dia mais sem horários para praticar atividades físicas e lazer, além de uma alimentação péssima com industrializados e fast-foods e com isso não conseguimos equilibrar o nosso relógio biológico, fundamental para se ter saúde, e a base de todos os tratamentos médicos!

Precisamos nos expor ao sol durante o dia não só para garantir a produção da vitamina D pela pele mas também para que nossa pineal no cérebro trabalhe liberando os hormônios e neurotransmissores predominantes do dia como o Cortisol, DHEA, Testosterona, Estradiol, Insulina, T4/T3, Dopamina e Noradrenalina.

E assim como o dia precisamos de escuridão total a noite para que a pineal entenda que é a hora de reduzir a produção dos hormônios diurnos e liberar os hormônios e neurotransmissores predominantes noturnos como a Serotonina, Gaba, Melatonina e GH, além de reparar os danos do envelhecimento, repor nossa energia e produzir diversas células do sistema imune.

Uma noite sem dormir abala em cerca de 40% nossa imunidade, aumenta o risco de doenças infecciosas, autoimunes, obesidade, infarto, câncer e fadiga.

Portanto a vida é feita de escolhas, e no mundo de hoje se você quer ter saúde precisará se organizar e ter disciplina, dormir antes de meia noite, fazendo higiene do sono e na escuridão total por no mínimo 7-8h de sono reparador e ter uma rotina com tempo para a sua saúde, reservar um horário para atividade física, expor ao sol, refeições balanceadas preferencialmente em casa, reduzir contatos com tecnologias e luz artificial, cuidar da mente com atividades de lazer.

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