A importância do seu microbioma

O microbioma humano é o ambiente onde habitam um conjunto de microrganismos em nosso corpo, principalmente em nosso intestino. Eles possuem diversas funções como:
– Produção de 70% do sistema imunológico (principalmente linfócitos T);
– Digestão e absorção de macro/micronutrientes;
– Produção de vitaminas como a K2;
– Formação do bolo fecal e eliminação de toxinas;
– Produção da maior parte de Serotonina e Dopamina (neurotransmissores responsáveis pela estabilização do humor, anti depressivos e atuantes na redução da compulsão alimentar);
Sendo assim, ter um microbioma equilibrado, sem Disbiose (desequilíbrio da flora) é fundamental e essencial para a saúde humana.
Acontece que hoje devido ao estilo de vida com que as pessoas estão vivendo esse microbioma tem se alterado por:
– Alimentos industrializados e fast-foods ricos em carboidratos, açúcar e gordura trans;
– Falta de pré bioticos (fibras como a inulina, FOS, beta glucana, etc)
– Exposição à toxinas presentes na água, solo, ar e alimentos contaminados;
– Uso crônico de medicamentos que afetam a flora como (“prazois”, antibióticos, anti-inflamatórios, antidepressivos, antidiabéticos, medicamentos bloqueadores de colesterol, etc.)
– Falta de exercícios, detox e hidratação correta;
– Stress crônico e abuso de álcool, cafeína, energéticos e drogas;
– Presença excessiva de parasitas intestinais (vermes, bactérias, vírus e fungos) alterando a flora benéfica;

E hoje toda doença crônica (Obesidade, Diabetes, Doenças Autoimunes, Psicólogicas, Câncer, etc) tem um componente Intestinal inflamatório como gatilho de diversos sintomas.
Para tratarmos esse microbioma, engana-se quem acha que é apenas com o uso de Probióticos. É necessário uma abordagem multifatorial que chamamos 4Rs (Remover, Reparar, Recolocar e Repovoar) onde o paciente precisa entender que necessita de vários tratamentos e mudanças, principalmente no seu estilo de vida e alimentação!

Para + informações acompanhe meus posts ou agende uma consulta p/ avaliar sua saúde:
Brasília: @clinicahabitus

#nutrologia #praticaortomolecular #medicinaintegrativa #microbiomaintestinal