Jejum Intermitente: O Que é e Seus Benefícios

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Jejum Intermitente é o nome dado ao estilo de alimentação que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação. Não se trata de quais alimentos você deve comer (ao contrário das dietas), mas sim de quando você deve comer. Para se considerar jejum deve-se ficar no mínimo 12 horas sem alimentar, podendo esse tempo ser prolongado com a adaptação e nesse período apenas ingerindo líquidos como água, café e chás sem açúcar! Mais importante ainda é o que se come antes do jejum (reserva metabólica) e também o que se come após, não devendo ser usado carboidratos refinados e principalmente açúcar!

A prática de jejuar é algo comum na nossa história. Nossos ancestrais não tinham comida disponível o ano todo em supermercados e geladeiras para fazer várias refeições ao dia. Até por isso o Jejum Intermitente é uma prática comum entre os adeptos da dieta paleo.

Ao jejuar, várias mudanças ocorrem em nosso corpo. Os níveis de hormônio do crescimento (GH) têm maior produção chegando a ficar 5x maior do que antes. Isso traz grandes benefícios na queima de gordura e no ganho de massa muscular. A sensibilidade à insulina melhora e os níveis no sangue caem dramaticamente. Esses níveis mais baixos de insulina no corpo permitem que mais gordura armazenada fique disponível para ser queimada. Em jejum, seu corpo inicia processos de reparo e renovação celular, que inclui a autofagia, onde células digerem e removem proteínas velhas e disfuncionais de dentro delas, além de alterar a expressão dos genes, entre outros.

Fazer jejum sem orientação pode haver riscos! Antes de adotar qualquer método de emagrecimento ou em busca de mais saúde e qualidade de vida CONSULTE o seu médico. Aqui não estou indicando jejum intermitente para ninguém, relato apenas informações para o seu conhecimento!

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