Kombucha: O que é, e Seus Benefícios

Tempo de leitura: 1 minuto

A (ou o) Kombucha (pronúncia: “kombutcha”), ainda, Kombuchá, é uma bebida probiótica obtida a partir da fermentação do chá (Camellia Sinensis) ou infusões ricas em cafeína (pelo método não tradicional). Para a fermentação, prepara-se o chá preto ou verde, mas pode ser qualquer infusão, desde que seja doce e que este não seja antibiótico natural. Depois de pronto e resfriado, inocula-se a solução com um líquido acidificante ou vinagre proveniente de fermentações anteriores e a zoogleia. Tudo isto é deixado em repouso para o processo de fermentação da bebida. Após alguns dias, quando quase todo o açúcar terá sido consumido para dar lugar às várias enzimas, vitaminas do complexo B e K e ácidos, contudo, a bebida estará com um sabor ácido, mas, ainda, levemente doce e estará pronta a ser consumida.
O primeiro relato de produção e consumo de kombucha vem da China, em 221 a.C., durante a Dinastia Tsing.

Assim como o Kefir, para preparar um Kombucha você precisa contar com uma colônia específica de bactérias saudáveis que serão responsáveis por sua fermentação. Essas colônias, chamadas também de SCOBY ou mãe do Kombucha, são formadas de bactérias e leveduras que parecem com discos translúcidos e com textura mais amolecida. Para obter uma colônia, é preciso receber uma doação de um SCOBY saudável de alguém que já produz seu próprio Kombucha ou em lojas especilizadas.

Feita apenas com ingredientes naturais, sendo também um excelente e elegante substituto a refrigerantes e bebidas alcoólicas, podendo ter combinações infinitas de sabores.
Pesquisas realizadas no início do século e testemunhos indicam que o Kombuchá pode melhorar a resistência contra o câncer, prevenir doenças cardiovasculares, promover funções digestivas, estimular o sistema imunológico, reduzir problemas inflamatórios e pode ter muitos outros benefícios ainda sendo estudados.

Para mais informações acompanhe meus posts ou agende uma consulta:
Brasília: @clinicahabitus
(61)99612-0137
@dalydaspa (61)98119-0414

Paracatu:
@amesaudeintegrativa
(38)99742-0651

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *