Metilfolato E Seus Benefícios Para Saúde Da Mulher

Tempo de leitura: 1 minuto

Folato é um termo geral que se refere a compostos não só estruturalmente, mas também com atividade semelhante à do ácido fólico. Para ser utilizado por nosso organismo o ácido fólico tem de ser convertido para sua forma ativa 5-MTHF (Metilfolato), através da enzima 5-MTHF redutase.

Este é um processo bioquímico de vários passos que ocorre no intestino e no fígado. Na presença de disfunção intestinal ou hepática essa conversão pode não ocorrer de maneira satisfatória para atender as necessidades do organismo, e os estudos mais recentes apontam que aproximadamente 30% das mulheres possuem a deficiência da enzima conversora.

Na gravidez a baixa ingestão de ácido fólico na forma Metilfolato aumenta o risco de uma criança com deficiências, principalmente defeito do tubo neural (DTN). Realizar suplementação de metilfolato durante a gravidez resulta em um aumento do peso do bebê, além de melhor desenvolvimento infantil, pois o Metilfolato é essencial no ciclo da Homocisteína para formação do DNA das nossas células.

Além disso o metilfolato é um grande aliado na prevenção e tratamento da queda de cabelo atuando também na prevenção de cabelos brancos.

Se você mulher nunca dosou seu ácido fólico, Homocisteína ou até nunca fez a pesquisa genética da mutação da enzima 5MTHFR é um divisor de águas na sua saúde física, capilar, mental e ainda na gestação do seu bebê.

Para mais informações acompanhe meus posts ou agende uma consulta p/ avaliar sua saúde:
Brasília: @clinicahabitus
(61)99612-0137

Paracatu:
@amesaudeintegrativa
(38)99742-0651

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *