O Que É A Lipoproteina(A)?

A lipoproteína (a) ou Lp(a) é uma proteína inflamatória de baixa densidade que pode se ligar ao LDL colesterol ativando a formação de placas de ateroma nas artérias e aumentando o risco inflamatório, ou seja, o risco cardíaco. As concentrações no sangue da Lp(a) são, em grande parte, determinadas geneticamente. A Lp(a) é produzida pelo fígado, e corresponde a cerca de 15% do colesterol total.

Existem fortes evidências da associação entre elevações dessa proteína inflamatória do sangue e risco de doença cardiovascular, principalmente quando associado a Homocisteína aumentada, e pior ainda se a paciente usa anticoncepcional. Além da formação de placas de gordura, também favorece a inflamação e formação de coágulos sanguíneos, podendo causar infarto, AVC, trombose, etc.

Estudos realizados em diferentes grupos populacionais, que avaliaram a Lp(a) como preditora de risco de doença cardiovascular, os valores de referência variaram bastante, mas valores de Lp(a) acima de 30 mg/dL já podem ser considerados fatores de risco.

Obserar a concentração da Lp(a) é determinante na avaliação do risco de doença cardiovascular, mas esse achado isolado não confirma o risco cardíaco, sua determinação deve ser considerada risco em indivíduos com história familiar de doença cardiovascular (exemplos: indivíduo cujo pai que teve uma infarto com menos de 55 anos de idade ou mãe que fez uma angioplastia coronariana com menos de 65 anos de idade) e na hipercolesterolemia familiar (doença genética que eleva os níveis de colesterol sanguíneo).

A medicina preventiva evolui cada vez mais e por isso devemos investigar e nos cuidar pois as doenças cardiovasculares são a segunda causa de morte no mundo todo! Consulte o seu médico de confiança para avaliar sua Lipo A.