O Que São Aminoácidos Essenciais?

Tempo de leitura: 1 minuto

Temos em nossa constituição corporal 20 aminoácidos, que são produzidos diariamente e destes, 8 são essenciais, pois não os fabricamos e precisamos ingerir diariamente (Valina, Leucina, Triptofano, Isoleucina, Metionina, Fenilalanina, Treonina e Lisina). São utilizados na formação de proteínas, as quais constituem os nossos músculos, tendões, cartilagens, tecido conjuntivo, cabelos e unhas, além de alguns hormônios e neurotransmissores. Assim, eles ligam-se entre si para formar as proteínas, sendo portanto a “matéria prima” desses macronutrientes.

Um aminoácido essencial é aquele que o organismo humano não é capaz de produzir, mas é necessário para o seu funcionamento, pode ser obtido através da dieta, pela ingestão de alimentos ricos em proteínas como carnes, peixes, ovos e leguminosas e também através de suplemento (mas o importante é que todos tenham a mesma proporção isomolecular), para isso existe o mix de aminoácidos essenciais!

Muitos fatores influenciam para que possamos ter em nosso corpo esses aminoácidos essenciais, a começar pela alimentação que hoje a maioria consome poucas proteínas, existe o fator digestivo onde no estômago é necessária um equilíbrio do pH e enzimas pancreáticas como a protease para quebrar as proteínas em micromoléculas que são os aminoácidos, e se vc usa algum bloqueador de bomba de prótons como o omeprazol vc já deixa de digerir esses aminoácidos. Além do fator absorção onde a maioria das pessoas com disbiose intestinal irão ter dificuldades no processo absortivo.

Então além de alimentarmos com proteínas, melhorar nosso pH estomacal, as enzimas digestivas e ainda melhorar nossa flora intestinal, muitas vezes precisamos suplementar esses aminoácidos essenciais o que ajudará muito no ganho de massa magra, formação de colágeno, além de disposição, melhora da energia e do humor. Mas somente seu médico poderá avaliar e te orientar quanto aos aminoácidos essenciais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *