O Que São Prebióticos e Quais os Tipos Que Existem

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Os alimentos prebióticos são aqueles que contam com tipos específicos de fibras alimentares – que são compostos não digeríveis por nosso corpo. Essas fibras são responsáveis por “alimentar” as bactérias saudáveis que habitam nosso trato gastrointestinal e, dessa maneira, favorecer ainda mais o funcionamento desse sistema.

Benefícios dos Prebióticos para a nossa saúde:

• Estimular a multiplicação e desenvolvimento dos Lactobacilos e Bifidobactérias no trato gastrointestinal;
• Diminuir a atividade de bactérias tóxicas na mesma região;
• Garantir a manutenção da flora intestinal saudável;
• Regular o funcionamento intestinal;
• Melhora da absorção de nutrientes;
• Controle dos níveis de glicose e colesterol no sangue.

Os prebióticos são encontrados em alimentos de origem vegetal e nas cascas desses alimentos. De maneira geral, essas fibras alimentares específicas são;
1. FOS (frutooligosacarídeos) ou Inulina;
2. GOS (Galactooligossacarídeos)
3. pectina;
4. lignina;
5. IMO (Isomaltooligossacarídeos)
6. XOS (Xylooligosacarídeos)
7. SOS ( Soybean Oligossacarídeos)

Os mais comuns são o FOS que são encontrados em alimentos como o tomate, a cebola, a aveia e a banana. A pectina é uma fibra muito comum na casca da maçã e em frutas cítricas. A lignina, por sua vez, é facilmente encontrada nas cascas de oleaginosas como o gergelim e a linhaça. A inulina é muito comumente encontrada no alho, nos aspargos e na chicória.

Além das formas naturais, é possível encontrar prebióticos isolados, manipulados nas formas de cápsulas ou pó, para complementar a alimentação de um determinado indivíduo.

No mundo atual as pessoas vivem reclamando que o intestino não funciona bem, mas uma simples mudança como a introdução de alimentos com prébióticos pode fazer uma diferença enorme no hábito intestinal.

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