Qual a Diferença Entre Cosméticos e Cosmecêuticos?

Tempo de leitura: 1 minuto

É só falar em beleza e qualquer pessoa já quer uma receitinha. Cada um tem suas preferências por alguns dos milhares de produtos disponíveis no mercado. Porém, com a gama de opções hoje em dia e os constantes debates sobre o impacto da composição desses produtos em nossa saúde, é preciso ter cuidado! Existem dois tipos básicos de produtos de beleza: cosméticos e cosmecêuticos. Qual a diferença entre eles?

Os #cosméticos são produtos que atuam superficialmente apenas na primeira camada da pele (epiderme), com formulações básicas que não têm capacidade de mudar as condições estruturais da pele. Eles são voltados apenas para higienização e embelezamento. Maquiagens, xampus, condicionadores, perfumes, sabonetes e desodorantes são alguns exemplos. Muitos deles com ativos que podem causar alergias, doenças e nos intoxicar como: xenoestrógenos, xenobióticos, haptenos, metilparabenos, conservantes, ativos oxidados, metais tóxicos principalmente o alumínio e chumbo, entre outros.

Já os #cosmecêuticos são a união entre cosméticos e produtos farmacêuticos, com uma formulação que contém uma poderosa combinação de ativos que realmente melhoram a condição e saúde da pele. Apresentam soluções para redução de sinais, acne, rejuvenescimento, proteção ao sol, etc. Eles são capazes de corrigir danos na pele, repor elementos perdidos com o envelhecimento (como o ácido hialurônico, vitamina C, etc) e têm função preventiva. Os cosmecêuticos também podem conter ativos e veículos tóxicos, por isso existe várias linhas orgânicas e isentas desses compostos tóxicos que podem ser manipuladas e personalisadas para o seu uso, como a linha Suav Derm da @farmacotecnica

O importante é você não sair usando qualquer produto novo que saia no mercado sem antes consultar seu médico dermatologista.

Para mais informações acompanhe meus posts ou agende uma consulta:
Brasília: @clinicahabitus
(61)99612-0137

Paracatu:
@amesaudeintegrativa
(38)99742-0651

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *