Quinoa: Um Super Alimento

Tempo de leitura: 1 minuto

A Quinoa é considerada um pseudocereal, possui qualidade nutricional superior aos demais cereais e tem sido apontada pela Organização Mundial de Saúde como o maior alimento de origem vegetal para consumo humano. É proveniente da Cordilheira dos Andes, e seus produtores são Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Peru, Venezuela e Bolívia.

Apresenta a seguinte composição nutricional:
– Energia: é o cereal de maior valor energético, em torno de 430 calorias por 100 gramas
– Carboidrato: Em torno de 58% da quinoa é formada por carboidrato complexo, amido, de baixo índice glicêmico.
– Fibras: excelente fonte de fibras insolúveis e solúveis, importante para o funcionamento intestinal e redução do colesterol total e LDL colesterol
– Lipídeos: contém 60% de ácidos graxos poliinsaturados ômega 3 e ômega 6
– Proteína: excelente fonte proteica, em torno de 12% a 15% de proteínas de alto valor biológico. Contem os 20 aminoácidos, inclusive os 10 aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo corpo humano.
– Vitaminas: excelente fonte de vitaminas do complexo B (Tiamina, Riboflavina e Niacina) e Vitamina E (potente ação antioxidante)
– Flavonóides e compostos fenólicos: como são ricas nestes agentes possui ação antimicrobiana e ação antioxidante.
– Não contém glutén.

Lembrando que os grãos da quinoa precisam ser lavados antes de serem utilizados para que sejam retiradas as saponinas, presente na casca, fatores antinutricionais que conferem o sabor amargo aos grãos e que reduzem a absorção de nutrientes no intestino.

Se torna uma excelente opção de substituição ao arroz, feijão, milho, soja e amendoim, grãos com alto índice glicêmico e altamente inflamatórios para nosso organismo.

Para mais informações acompanhe meus posts ou agende uma consulta p/ avaliar sua saúde:
Brasília: @clinicahabitus
(61)99612-0137

Paracatu:
@amesaudeintegrativa
(38)99742-0651

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *