Síndrome do Instestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável é uma desordem digestiva, caracterizada por alterações nos movimentos intestinais e dor abdominal.

A maioria das pessoas sofrem com dores estomacais, dificuldade para ir ao banheiro ou fezes com aspecto diferente que o habitual, por isso a duração dos sintomas é um importante fator distintivo. Para algumas pessoas, vários sintomas ocorrem juntos, enquanto para outros apenas um ou dois sintomas se manifestam com mais intensidade.

Os sintomas mais comuns são:
1. Alteração da consistência das fezes (“fezes em fita”)
2. Inchaço do estômago (“sensação de empanzinamento”)
3. Gases e arrotos excessivos;
4. Dores abdominais e cólicas;
5. Náusea, azia ou refluxo ácido;
6. Perda de apetite.

Embora estes não sejam “problemas digestivos”, os seguintes sintomas também podem surgir de:

Ansiedade ou depressão;
Problemas para dormir e fadiga;
Problemas sexuais.

Níveis mais elevados de estresse também estão ligados a distúrbios na digestão, ele colabora para o aumento da inflamação no organismo.

Em pacientes com Síndrome do Intestino Irritável existe uma relação íntima com alimentos que tendem a desencadear os sintomas como:

Leite e derivados;
Glúten (trigo, cevada, centeio);
Açúcar e farinha refinada;
Cafeína e álcool.

Apesar de serem os alimentos mais comuns relacionados, o interessante é que se faça uma investigação através do exame de intolerância alimentar IGG e assim direcionar a alimentação! Além disso deve-se fazer uma destoxificação intestinal a começar pela alimentação e com nutrientes corretos para a melhora da fisiologia intestinal, além de melhorar a flora (Lactobacilos/Bifidum) e o sistema imune que depende dela. Isso tudo aliado a hábitos de vida saudáveis.