Tricologia Biodinâmica: Você Sabe o Que é?

A visão da Tricologia Biodinâmica é tratar o corpo como um todo melhorando assim a doenças relacionadas ao cabelo, como a Alopecia. A estrutura capilar é um marcador de saúde de todo o seu corpo. A força e vitalidade dos fios estão vinculadas a essência, ao sangue e energia dos órgãos, como fígado, tireoide e adrenais. Quando o organismo sofre de carências metabólicas e necessita distribuir a quantidade de nutrientes e disponíveis, como forma de defesa o corpo prioriza alguns órgãos. O cabelo por ser um órgão menos vital, é o primeiro a sofrer consequências, por isso a queda de cabelo é muito comum.

O cabelo é constituído de proteínas, água, minerais, aminoácidos sendo basicamente compostos de queratina e pigmentos. Sua estrutura é composta pela cutícula, córtex e medula, sendo esses sistemas interligados e que refletem o estado dos fios.

Doenças ligadas ao sistema intestinal provocam alterações no couro cabeludo. As alterações metabólicas, tais como anemia, intoxicação por parasitas, metais e síndrome de má absorção intestinal diminuem a oxigenação capilar provocando a queda de cabelo, caspa, micose de couro, entre outras.

De acordo com a localização da falha capilar podemos identificar quais órgãos desencadeou o processo, a análise da estrutura, distribuição e alterações do padrão capilar são as ferramentas da Tricologia Biodinâmica permitindo identificar um diagnóstico e traçar um tratamento precoce evitando inúmeras doenças do cabelo.

#dermatologia #tricologiabiodinamica #longevidadesaudavel #medicinafuncional