Triptofano Substância Natural de Combate a Depressão

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O L-Triptofano é um aminoácido essencial que juntamente com a vitamina B6 (Piridoxina) e o magnésio, se transforma no 5-hidroxitriptofano (5HTP) para então produzir a Serotonina, um neurotransmissor muito importante para nossa saúde.

Apenas 2% do Triptofano da dieta é convertido em serotonina e em pacientes com o intestino inflamado pela dieta rica em Açúcar e Carboidratos essa conversão é ainda menor, além da microbiota intestinal equilibrada ser fundamental para sua formação. A serotonina tem função inibitória ou estimulação, no trato gastrointestinal controla respostas de náuseas, secreção intestinal e peristalse (movimento do intestino). No cérebro regula o apetite, humor, sensibilidade à dor. Também se converte em melatonina e ácidos quirunêmicos, sendo importante para o sono, bem estar físico/emocional e sistema imune.

Sintomas da deficiência do Triptofano:
😔Alteração do humor/ Depressão;
🤬TPM acentuada;
🍰Compulsão por Carboidratos;
😴Distúrbio do sono;
🤯Ansiedade;
😳Tensão muscular e maior sensibilidade a dor principalmente à noite;
💩Alteração do hábito intestinal / Intestino Irritável;
🤧Baixa Imunidade;

O tipo de dieta pode alterar sim o comportamento e causar Neuroinflamação pela conexão cérebro-intestino hoje associada a diversas doenças Psico e Neurológicas que poderiam ser tratadas sem remédios, apenas corrigindo a dieta, suplementando e equilibrando os neurotransmissores.

A Serotonina é portanto fundamental e tem várias funções, com isso devemos manter a ingestão adequada de triptofano, pois 90% da serotonina total está nas células do intestino.

Alimentos ricos em triptofano: banana (principalmente biomassa de banana verde), abacaxi, kiwi, ameixa, carnes, ovos, nozes, castanhas, quinoa, aveia, chocolate amargo, peixes e frutos do mar.

Como é um aminoácido pouco absorvido o ideal é avaliar se há necessidade de suplementação do L-Triptofano ou 5HTP seu metabólito mais ativo, além dos cofatores, seja via oral ou endovenosa onde é mais bem absorvido.

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