Você Sabe O Que É Rosácea?

Tempo de leitura: 1 minuto

A rosácea é uma doença de pele relativamente comum, ocorre em 1,5% a 10% das populações estudadas. Caracteriza-se por uma pele sensível, geralmente mais seca, que fica avermelhada facilmente e se irrita com produtos dermatológicos. Aos poucos, a vermelhidão (eritema) tende a ficar permanente e aparecem vasos finos (telangiectasias), pápulas e pústulas que lembram a acne, podendo ocorrer edemas e nódulos. Muitas vezes a doença começa a se manifestar em pessoas de 30 a 50 anos e afeta mais mulheres do que homens. Raramente acontece em negros.

Tipos de rosácea:
😊Eritemato telangectasia;
☺Pápula pustulosa;
😊Fimatosa;
☺Ocular;
😊Granulomatosa;

A origem da rosácea ainda não é totalmente esclarecida pois é multifatorial. Há uma predisposição individual (mais comum em brancos e descendentes de europeus) que pode ser familiar (30% dos casos têm uma história familiar positiva), evidenciando uma possível base genética. Há forte influência de fatores psicológicos (estresse). E a associação de um ácaro da flora normal da pele chamado de Demodex folliculorum, e da bactéria Bacillus oleronius, que colonizam a pele.

E além de tudo isso hoje considero o fator mais importante a forte ligação entre a alimentação e a Rosácea, na qual alimentos inflamatórios como por exemplo o leite e o glúten, além de bebidas alcóolicas que estimulam sua piora, pois alteram o sistema imune, devido a sensibilidade alimentar, que na verdade pode ser também por outros alimentos.
Por isso o tratamento deve ser integrando todos esses fatores.

Dicas:
Não se exponha ao sol por períodos excessivos e use protetor solar e hidratante conforme necessário;
Evite saunas ou banhos muito quentes;
Evite alimentos industrializados, principalmente que contenham leite e glúten.
Não use bebidas alcoólicas: Ela é o agravante dessa e de muitas outras doenças;

Para mais informações acompanhe meus posts ou agende uma consulta:
Brasília: @clinicahabitus
(61)99612-0137
Paracatu:
@amesaudeintegrativa
(38)99742-0651

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *